Confira os melhores anúncios.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Magazine Luiza solicita pedido de IPO na CVM.

A rede varejista solicitou pedido de IPO junto a CVM (Comissão Valores Mobiliários) no dia 28.02.2011.

O IPO é a oferta pública inicial de ações, ou seja, a Magazine Luiza irá abrir seu capital agora em 2011.

A empresa fundada em Franca, interior de São Paulo, resistia ao abrir o capital.

Conseguiu ser uma empresa de capital fechado e atingir o incrível faturamento de 5 bilhões de reais em 2010. Isso sem contar as Lojas Maias, recentemente incorporada ao grupo.

Alguns fatores, que circulam no mercado, portanto não confirmados, alegam que a empresa quer evitar sua depedência junto com o Banco Itaú na questão do financiamento e concessão de crédito.

O Banco Itau opera em conjunto, ao fornecer crédito e ser sócio da LuizaCred (financeira do grupo), além de financiar também com as mais variadas lojas de varejo: Pão de açúcar, magazine luiza, ponto frio e ricardo eletro.

O problema é que qualquer bloqueada de crédito levaria a loja a ser colocada a venda, pois a empresa não tem capital de giro suficiente para se bancar e tampouco formas de angariar recursos.

Anteriormente a LuizaCred era parceira do Unibanco, mas como o mesmo foi vendido ao Itaú..a empresa se tornou apenas mais uma entre os vários parceiros do varejo que o banco possui.

Voltando.

Com o IPO antecipado, a captação de recursos será forte e propiciar a empresa ampliar suas linhas de crédito, além de alguma eventual aquisição e reforçar o capital de giro.

As expectativas são bem altas para esse IPO, visto que a empresa adquiriu bastante credibilidade junto a investidores, não só do Brasil.

Por exemplo, mesmo sendo de capital fechado, a empresa tem seus balanços auditados já faz mais de 6 anos.

O que você acha sobre esse IPO?

Participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário