Confira os melhores anúncios.

sábado, 17 de outubro de 2009

Marketing de risco : Itaipava.

Marketing arriscado.

Itaipava.

Cervejaria.

Nova, ambiciosa, que cresce.

Decidiu apostar no GP do Brasil.

Patrocinar apenas o GP do Brasil.

A equipe.

Brawn GP.

De Rubens Barrichello, e Jenson Button.

Equipe que não vinha forte no momento do campeonato.

Mas tinham retrospecto, e são líder e vice-líder do campeonato.

A marca estava em tudo, lateral, traseira aerodinâmica.

Até nos capacetes do pilotos.

O piloto escolhido para estrelar a campanha dentro do carro fora Button.

A cervejaria alerta os riscos de beber e dirigir, ao mesmo tempo que faz similaridades entre a Brawn GP e Itaipava, comparando as duas novidades e seus sucessos.

A agência responsável não quis associar a imagem da cervejaria com a de Rubens Barrichello.

Pois ele é tido como muitos o azarado, o segundo lugar, o vice, o devagar.

Injustamente.

Mas o que chamou a atenção nesta campanha foi outra.

A Itaipava acertou em cheio.

Transmissões do mundo inteiro, e inclusive da Globo, assim como o próprio treino, começaram no horário previsto. E o treino tinha duração prevista, 1h.

Mas...

Chuva.

Começou a chover.

Se não bastasse, começou a chover tanto que prejudicou a pista, a aderência, a segurança dos pilotos.

O treino fora interrompido, havia fiscalizações na pista constantemente. As filmagens foram continuando, filmavam os carros, os pilotos, bastidores.

Os patrocinadores apareciam juntos na onda.

O treino durou 2h40min. 1h40 a mais do que o previsto.

O merchandising nunca fora tão efetivo.

As emissoras de TV atrasaram sua programação para mostrar o Treino. Na Globo, Galvão Bueno, Reginaldo Leme e cia interagiam com o povo brasileiro. O caldeirão do Huck atrasou, e quem pagou caro foi o filme, que não foi exibido, depois do Caldeirão e antes da novela.

Além de durar 2h40, virou notícia no mundo, o fato de ter durado esse tempo, da chuva forte no Brasil.

Mais do que isso. Existe um cara na fórmula 1 que dirige na chuva como poucos.

Rubens Barrichello.

Amante de velocidade, e de uma chuva.

Tem uma performance excepcional quando chove na pista.

Não foi diferente.

Rubinho foi pole. Deu entrevista, virou o foco da transmissão durante um tempo, com a Itaipava na cabeça, vibrando ao lado do carro.

Button, pelo contrário, sai em décimo quarto, outro motivo para virar notícia.

Ele não se deu bem com a chuva.

Dizia : "I can't do nothing"

O campeonato sofreu uma volta, um título certo no Brasil talvez se reduza a meros 4,5,6 pontos na última corrida, e uma quebra será fatal.

A Itaipava, acertadamente, já fez uma ótima escolha de campanha. Exibiu 3 treinos de uma só vez, e foi pole.

Se Rubinho vencer a corrida será a campanha perfeita.

Mas há um risco.

E isso é Marketing de Risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário