Confira os melhores anúncios.

domingo, 1 de maio de 2011

Grandes empresas alteram calendário dos processos de trainee.

As grandes empresas já perceberam.

Não adianta, todas juntas, realizarem processos seletivos de trainees no segundo semestre, perto do final do ano.

Com a maioria da seleção dos trainees mais concorridos (e longos) à partir do segundo semestre, fica aquela correria, tanto para empresas e para candidatos.

Muitas vezes, candidatos se inscrevem de 6 a 15 processos seletivos, e realizam todos ao mesmo tempo.

Ficam mecânicos, espertos, verdadeiros robôs. Começam a conhecer o esquema, acontece repetições, e o desempenho real é maquiado...



As longas etapas permitem acontecer o provável: várias empresas diferentes coincidem dias e horas de processos seletivos.

E os candidatos precisam escolher: Ou vai na dinâmica da Abril, ou no Painel da Ambev.. e assim por diante. E são sumariamente desclassificados dos processos seletivos que não comparecem.

A empresa acaba perdendo um bom potencial candidato, e também deixou de ter passado um outro candidato, que provavelmente compareceria a próxima etapa e poderia ser avaliado.

E não tem como as empresas saberem a agenda de todos os milhares de inscritos. Então é definido e pronto.

O problema é que isso pode inclusive prejudicar a seleção da empresa. Tanto no candidato que ela seleciona (os que sobram, e os que ficam na peneira), e no candidato que é escolhido e aceita.

Por exemplo, em 2010, a Whirpool LA antecipou e divulgou os resultados dos aprovados no Trainee, enquanto nenhuma outra (acho) grande empresa, havia divulgado. Os trainees que foram aprovados provavelmente aceitaram o alto salário e largaram os processos seletivos que estavam prestando.

O medo da incerteza...o sucesso já fora conquistado.

Mas e a vontade de trabalhar na Whirlpool???

De contribuir com a organização?? De realizar seu sonho??

Estavam presentes nos candidatos aprovados?!

Ou simplesmente eles aceitaram porque já garantiram seu futuro..

E se daqui 1,2 anos, a Unilever chegar exatamente nesses trainees e oferecer uma proposta de trabalho?

Eles largariam? Ou seriam fiéis à Whirlpool?

Pensando nisso, na questão de custos vs desperdício, várias empresas estão promovendo alterações no seu calendário de processo de trainee.

Seja antecipando para o primeiro semestre, ou realizando duas seleções ao longo do ano. No começo do ano, você encontra menos programas de trainee em aberto (por enquanto), e candidatos que não passaram em programas no ano passado.

Algumas empresas estão seguindo esse roteiro: O Boticário, A própria Whirlpool adiantou seu processo seletivo esse ano, Renner, Cyrela, Arezzo, Ernst & Young, Renault...todas com processo seletivo para o 1º semestre.

A Natura, em 2009, se não me engano, preferiu um outro caminho, totalmente acertado no meu ponto de vista.

Não divulgou o nome da empresa. E sim os valores, práticas, etc, em um vídeo de seu programa de Trainee. Isso impediu, ou pelo menos filtrou, candidatos de participarem do Trainee da Natura, porque simplesmente era a Natura..

Houve uma queda nas inscrições, naturalmente, mas os que ficaram certamente terão uma taxa de desistência pequena e estão alinhados com o perfil e cultura da sucesso. Genial !

Então, futuros Trainees, fiquem espertos!! As oportunidades estão aumentando. Começem a se preparar durante o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário