Confira os melhores anúncios.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Boticário quer comprar a Jequiti - e uma história curiosa.

O Boticário tornou público o interesse de adquirir a Jequiti, que é a marca de cosméticos do Grupo Sílvio Santos.

A Jequiti, que tem concorrentes como a Avon e Natura, atua com um forte sistema de revendedoras - o famoso porta a porta.

E o grupo boticário, que recentemente lançou a marca Eudora, para concorrer com esses três players do mercado, quer aproveitar a sinergia e expertise da Jequiti para alavancar também a Eudora.

A Jequiti é uma das maiores empresas do Grupo Sílvio Santos atualmente, e uma das únicas que - pelo seu sucesso de receita e lucro - não estaria a venda para ajudar na capitalização da holding Grupo Sílvio Santos, que já vendeu ativos como o Baú da Felicidade e o Banco PanAmericano.

Mas o grupo boticário vem com uma oferta forte, que pode balançar o próprio Sílvio Santos a vendê-la.

A história curiosa disso envolve o crescimento do Boticário e o Senor Abravanel (Sílvio Santos). Tudo porque, quando o fundador da Boticário, Miguel Krigsner começou com "a botica" em Curitiba. Era uma loja relativamente pequena, que apostava no preparo de loções e cremes. Logo depois, veio uma nova loja em um aeroporto da cidade.

Mas a alavancagem do boticário ocorreu mesmo, quando o fundador, Miguel Krigsner, foi à São Paulo. E encontrou um galpão, com cerca de 50.000 produtos à venda. Ele gostaria de comprar aproxidamente 4.000 (mais que suficiente para vender por um grande período). Mas o dono do galpão queria se livrar de tudo. Miguel Krigsner acertou a forma de pagamento e ficou com tudo.

O dono do galpão era o próprio Sílvio Santos, que iria lançar uma nova marca de cosméticos no mercado. Mas adiou o projeto e preferiu se desfazer dos produtos, por que acabara de realizar um sonho.

Acabara de ganhar a concessão de um canal na TV brasileira, que mais tarde viria a se tornar o SBT.

O engraçado é que Sílvio Santos não desistiu do projeto de cosméticos, mostrando que tem mesmo tino para os negócios. E em outubro de 2006, lançou a Jequiti Cosméticos. Hoje, a Jequiti, amparada pela divulgação no SBT, atingiu o faturamento de R$ 400 milhões de reais.

O problema é que a botica, hoje se tornou o Grupo Boticário, no qual uma de suas marcas - O Boticário - é a maior franqueada do Brasil, com lojas no exterior, faturamento na casa dos R$ 700 milhões e com muito dinheiro em caixa..

Só que a situação agora é outra, Sílvio Santos precisa capitalizar, quitar dívidas, e já admitiu: não quer perder o SBT.

Qual será o desfecho?? Resta aguardar.

(Gostou? Nos ajude!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário