O Boticário tornou público o interesse de adquirir a Jequiti, que é a marca de cosméticos do Grupo Sílvio Santos.
A Jequiti, que tem concorrentes como a Avon e Natura, atua com um forte sistema de revendedoras - o famoso porta a porta.
E o grupo boticário, que recentemente lançou a marca Eudora, para concorrer com esses três players do mercado, quer aproveitar a sinergia e expertise da Jequiti para alavancar também a Eudora.
A Jequiti é uma das maiores empresas do Grupo Sílvio Santos atualmente, e uma das únicas que - pelo seu sucesso de receita e lucro - não estaria a venda para ajudar na capitalização da holding Grupo Sílvio Santos, que já vendeu ativos como o Baú da Felicidade e o Banco PanAmericano.
Mas o grupo boticário vem com uma oferta forte, que pode balançar o próprio Sílvio Santos a vendê-la.
A história curiosa disso envolve o crescimento do Boticário e o Senor Abravanel (Sílvio Santos). Tudo porque, quando o fundador da Boticário, Miguel Krigsner começou com "a botica" em Curitiba. Era uma loja relativamente pequena, que apostava no preparo de loções e cremes. Logo depois, veio uma nova loja em um aeroporto da cidade.
Mas a alavancagem do boticário ocorreu mesmo, quando o fundador, Miguel Krigsner, foi à São Paulo. E encontrou um galpão, com cerca de 50.000 produtos à venda. Ele gostaria de comprar aproxidamente 4.000 (mais que suficiente para vender por um grande período). Mas o dono do galpão queria se livrar de tudo. Miguel Krigsner acertou a forma de pagamento e ficou com tudo.
O dono do galpão era o próprio Sílvio Santos, que iria lançar uma nova marca de cosméticos no mercado. Mas adiou o projeto e preferiu se desfazer dos produtos, por que acabara de realizar um sonho.
Acabara de ganhar a concessão de um canal na TV brasileira, que mais tarde viria a se tornar o SBT.
O engraçado é que Sílvio Santos não desistiu do projeto de cosméticos, mostrando que tem mesmo tino para os negócios. E em outubro de 2006, lançou a Jequiti Cosméticos. Hoje, a Jequiti, amparada pela divulgação no SBT, atingiu o faturamento de R$ 400 milhões de reais.
O problema é que a botica, hoje se tornou o Grupo Boticário, no qual uma de suas marcas - O Boticário - é a maior franqueada do Brasil, com lojas no exterior, faturamento na casa dos R$ 700 milhões e com muito dinheiro em caixa..
Só que a situação agora é outra, Sílvio Santos precisa capitalizar, quitar dívidas, e já admitiu: não quer perder o SBT.
Qual será o desfecho?? Resta aguardar.
(Gostou? Nos ajude!!!)
quinta-feira, 7 de julho de 2011
O Boticário quer comprar a Jequiti - e uma história curiosa.
Marcadores:
aquisição,
cosméticos,
estratégia,
grupo boticário,
Grupo SS,
jequiti,
o boticário
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário